MÉTODOS DE AÇÕES FÍSICAS


Nos dois últimos anos de sua vida, Konstantin Stanislavski (1863-1938) resolveu reformular parte do sistema de treinamento de atores que havia publicado em 1936 com o título de A Preparação do Ator. Influenciado, sem dúvida, por novas perspectivas científicas no campo do comportamento humano, sobretudo pelos estudos do fisiologista Ivan Pavlov (1849-1936) acerca dos reflexos condicionados e dos hemisférios cerebrais, e preocupado com o controle consciente do subconsciente, Stanislavski elaborou uma nova abordagem para a composição e CARACTERIZAÇÃO do PERSONAGEM, baseada no que ele chamou de "a lógica das ações físicas". Nessa fase de sua pesquisa - a mais importante de sua obra, sem dúvida, por ser abrangente e conclusiva - , Stanislavski subordina a técnica e a criatividade, não mais à psicologia, como na fase anterior, mas à expressão física das ações. Assim, para Stanislavski, o primeiro passo para estabelecer um processo criativo orgânico passou a ser a relação física com os objetos e pessoas que estão a nossa volta e que são a base de nossas sensações e emoções.

Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos

Voltar