DISTANCIAMENTO


Termo usado para designar o conceito central da teoria do TEATRO ÉPICO formulada por Bertolt Brecht (1898-1956). O termo original, em alemão, é VERFREMDUNGSEFFEKT, cuja tradução mais aproximada é "estranhamento". Em inglês usa-se a expressão alienation effect, derivada do vocábulo alien, que significa forasteiro, estranho. O distanciamento consiste numa revisão de fatos ou atitudes dos quais, de tão familiarizado, o espectador já perdeu qualquer perspectiva crítica. Nas palavras do próprio Brecht, "trata-se (...) de uma técnica (...) que permite retratar acontecimentos humanos e sociais, de maneira a serem considerados insólitos, necessitando de explicação, e não tidos como gratuitos ou meramente naturais. A finalidade deste efeito é fornecer ao espectador, situado de um ponto de vista social, a possibilidade de exercer uma crítica construtiva." (Teatro Dialético, p.148.). O efeito do distanciamento é obtido através do uso de uma série de recursos de linguagem cênica, principalmente através de uma técnica de interpretação em que, segundo Brecht, o ator deve conforntar-se com a AÇÃO do personagem como se esta fosse passível de ser modificada. Esta ação deve resultar, necessariamente, num "GESTUS" SOCIAL, que o autor explica como sendo a expressão física da emoção do personagem, derivada das relações sociais que determinam tal emoção. Embora prioritariamente centrado no trabalho do ator, o distanciamento deve ser complementado com recursos narrativos de cartazes, canções e outros efeitos de linguagem cênica.

Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos

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