ANIVERSÁRIO PALCO BH 2004


O Palco BH completa, neste setembro de 2004, quatro anos. O primeiro Guia de Teatro e Dança de Belo Horizonte consolida-se hoje como referência na divulgação cultural da região metropolitana de Belo Horizonte e de algumas cidades do interior de Minas Gerais.





O Guia foi idealizado pelos atores Neise Neves e Léo Quintão, inicialmente no formato de bolso, extendendo-se mais tarde para a versão online na Internet. Seus principais objetivos concentram-se em ser um veículo de comunicação direcionado às Artes Cênicas, veiculando informações de maneira prática e inteligente. O Palco prioriza as produções locais e seus artistas, no intuito de preencher uma lacuna existente no segmento ocasionada pelo descaso com que a imprensa local dedica às produções locais ainda não contempladas pela grande mídia.

Além disso, não havia, na época, nenhum veículo que listasse, de forma organizada, os teatros e espaços culturais existentes na cidade e disponibilizasse informações úteis sobre os mesmos como capacidade da platéia, endereço, telefone, acesso para deficientes, horário de atendimento, se a bilheteria aceita cartões ou cheque e se possui restaurante, em um formato ainda não muito explorado, com dobras que permitem ao leitor manuseá-lo da maneira que melhor lhe convém. Tais informações são acompanhadas por um mapa que facilita a localização.

Dificuldades existiram. Não foram tarefas fáceis, por exemplo, colher tantas informações, pesquisar as linhas de ônibus correspondentes, desenhar um mapa e ainda convencer os produtores de que estava sendo lançado um veículo de divulgação cultural e, sobretudo, de comunicação e diálogo entre os integrantes da classe artística. No que tange à editoria das informações divulgadas, o Palco BH preza pela democracia e imparcialidade, deixando para o público o critério de selecionar as produções que vai assistir, seja por gênero, público ou preço do ingresso. Essa filosofia permanece e será mantida enquanto o Guia existir. Nosso papel é estimular a reflexão sobre o fazer cênico e ser um canal aberto para que o público e classe possam se expressar, além de mostrar o leque de opções culturais que BH apresenta, atingindo uma média de 45 espetáculos por mês. Não cabe na nossa filosofia o julgamento de valores, indução ou realização de críticas.

Dois anos depois foi criado o site www.palcobh.com.br como um meio complementar de divulgação e atualização do conteúdo veiculado no Guia de papel, que é mensal. As visitações ao site foram crescendo, aumentando sua abrangência e possibilitando, assim, que internautas do mundo inteiro conhecessem a produção cênica mineira e seus artistas. A internet possibilitou que pesquisadores e interessados em teatro e dança façam intercâmbio com atores e diretores locais ao lerem as entrevistas publicadas. Aliás, cada um dos profissionais artísticos entrevistados na coluna "Camarim" é atuante local, que deixa registrado no Guia sua história e, como conseqüência, a história do Teatro Mineiro. Quem está por trás das cortinas também é lembrado. A coluna "Coxia" é o espaço para a expressão de técnicos, camareiras, faxineiros, porteiros, maquinistas, secretários e outros tantos que, apesar do anonimato, contribuem para a realização de um espetáculo.

Hoje o Palco BH carrega em sua rica bagagem a conquista de um Prêmio Sesc/Sated de Melhor Cobertura Jornalística na Área Cultural do ano de 2000 e, em 2003, de uma Moção de Parabenização da Câmara Municipal de Belo Horizonte por estar "contando e levando a história das Artes Cênicas de Belo Horizonte ao conhecimento de toda a população, contribuindo efetivamente para a divulgação da cultura em nosso Município". Além de centenas de e-mails que chegam todos os meses, cumprimentando e ressaltando a impoirtância do Guia para a cidade.

O Guia já entrevistou 77 artistas, 45 profissionais dos bastidores e divulgou, gratuitamente, cerca de 1700 espetáculos. Com uma distribuição abrangente, o Guia de Bolso já chegou às mãos de aproximadamente 880 mil leitores diretos e cerca de 2,6 milhões indiretos, sem contabilizar os internautas, que atingiram a marca de 28.472 acessos mensais.

O Palco BH completa seu quarto aniversário certo de que vem contribuindo substancialmente para o desenvolvimento da cultura em Belo Horizonte e levando informação cultural clara e de forma acessível ao seu público. Acreditamos que a passos lentos, mas determinados e persistentes, um veículo dessa envergadura pode proporcionar mudanças consideráveis na formação do público e contribuir para o aumento de sua freqüência aos espetáculos; registrar a história por meio de seus agentes e ser um agitador, estimulador e provocador cultural na cidade de Belo Horizonte. Um veículo feito por artistas, com artistas, para artistas, mantendo-(n)os em conexão com a população.

O Palco BH agradece aos leitores, anunciantes, apoiadores, fornecedores, colaboradores, artistas e ex-patrocinadores, por acreditarem nesse projeto cultural e terem contribuído para sua continuidade e crescimento. Que esse incentivo permaneça para que o caminho seja percorrido em sua totalidade, cumprindo, assim, o seu objetivo.

Equipe Palco BH.

Coxia
Entrevista